Os primeiros tijolos: Como construir confiança

Este artigo foi refeito e aprimorado no novo site:

CLIQUE AQUI


Muito bem! Agora você já sabe o básico sobre o que é ter uma confiança inabalável e o que você precisa para isso. Porém, entretanto, todavia! Como diabos você vai fazer isso ? Exatamente meu caro, é disso que esse post se trata!
Fazer isso não é nenhum bicho de sete cabeças e esse post vai te mostrar isso!
No post passado eu falei que sair da sua zona de conforto é o que vai te ajudar a ser mais confiante. Aqui eu vou reforçar essa ideia! Por isso essa é a primeira dica:

Saia da sua zona de conforto


Nada gera mais confiança do que experimentar a sensação de desconforto e apreensão em fazer coisas que não estamos acostumados, e logo depois o alívio de ver que não nos aconteceu nada de ruim, talvez negativo, mas não ruim mesmo. Você saiu ferido ? Sem alguma parte do corpo ? Algum trauma eterno ? Não! Então quanto mais você experimenta essas sensações e depois vê que vai continuar vivo para tentar de novo depois, mais confiante você se sente para tentar outra vez. Afinal, você fez uma coisa que julgava quase impossível antes.

Esteja ciente das suas capacidades


Uma vez que você sabe o que é capaz de fazer, você sente mais confiança em si mesmo. Você lembra as coisas que você domina e se torna mais difícil se abalar por críticas ou adversidades.

Faça uma lista com seus pontos positivos


Lembra quando eu falei pra listar seus pontos negativos para mudar um por um ? Então, agora você vai fazer exatamente o contrário! Nessa lista você vai por tudo de melhor sobre você, podem ser aspectos da sua personalidade, coisas que você sabe fazer, realizações notáveis que você já fez. Tudo isso vai servir para lembrar a si mesmo do seu valor nos momentos que se sentir inseguro.

Esteja preparado para o pior


Parece sinistro né? Mas calma... Isso simplesmente significa que você tem que estar preparado para algumas decepções e imprevistos (ou que pelo menos não sejam tão imprevistos assim). Nem sempre as nossas empreitadas dão certo, mas isso não se torna tão doloroso quando você já está ciente da possibilidade de fracasso. Não tem nada a ver com pensar de forma negativa, é ter em mente que pode dar certo como pode não dar. Você pode fazer uma piada e ninguém rir, pode abordar uma mulher e ela te rejeitar ou tratar mal, coisas desagradáveis podem acontecer mas se você já estiver ciente dessas possibilidades e mesmo assim tomar a atitude de fazer o que quer, o resultado não vai ser tão significativo e a sua confiança para fazer de novo vai aumentar muito!

Se Desafie!


Muitas vezes você vai pensar em fazer coisas diferentes e se sentir inseguro na mesma hora, quando chegar esse momento se desafie a fazer isso! Nada incentiva mais alguém a tomar uma atitude do que um desafio, ou você nunca foi chegar em alguma garota na festa porquê seu amigo te desafiou ? Se possível crie algum objetivo, tendo algum em mente o foco sai da atitude em si e passa para a sua meta, então fica mais fácil fazer o que quer.

Se recompense


Conseguiu tomar a atitude que queria? Parabéns, agora merece um prêmio! E esse prêmio é você quem vai definir antes de fazer alguma ação. Pense em um cachorro, que recebe recompensas por cumprir o que o dono manda quando está sendo treinado. Você conseguiu cumprir o desafio e tomou a atitude que queria? Então pode se recompensar, você simplesmente foi corajoso o suficiente para sair da sua zona de conforto, fazer uma coisa a qual não está acostumado, enfrentou seus medos e inseguranças. Então independente de ser bem sucedido ou não, pode se dar o direito de desfrutar algum pequeno prazer que não tem normalmente.

Com o tempo isso vai se tornar natural, mas no começo vai ser bom para te incentivar a sair da sua zona de conforto com frequência e aumentá-la aos poucos.

Certo, você já tem alguns novos hábitos para trazer para a sua vida. Agora é hora de praticar!

Comentários

Postagens mais visitadas