Os Elementos do Desenvolvimento

Quando eu comecei a buscar formas de me desenvolver eu imaginei que se tratava de um processo interno, “mas por onde eu começo?”, eu me perguntava. Não demorei muito para saber que isso tinha que ser feito a partir da minha própria mente.

Lembram que eu disse no outro post que esse processo de evolução se trata de uma mudança de hábitos? Exatamente! E essa mudança começa na sua cabeça, a sua mentalidade é o principal para se desenvolver, e caso isso seja ignorado, todo o resto não vai passar de um punhado de técnicas e atitudes decoradas que só te levarão à frustração e depressão, lembre-se: sem um bom alicerce nenhuma casa fica em pé por muito tempo. Então se você quiser ser firme, precisa de uma boa base! Nunca esqueça esse conselho, provavelmente é o mais importante que eu te dou em toda a jornada...
Muito bem, já entendeu que precisa trabalhar seu psicológico né? Ótimo, mas como vai fazer isso? É isso o que eu vou te passar nesse post.

Para ser um Homem de Valor todo cara precisa ter esses pontos bem trabalhados e fortes em sua vida:

-        Autoconfiança
-        Inteligência social
-        Inteligência emocional
-        Saúde e bem estar

Todos são essenciais e nenhum (absolutamente nenhum!) pode ser ignorado, eles serão o seu alicerce, a base do seu novo eu. Claro que não dá pra falar de tudo por aqui então para cada um desses itens eu vou fazer diversos post abordando pontos distintos dentro de cada um, mas vou introduzi-los brevemente aqui. Let's go!


De todos esse é o mais importante, ele é a raiz de toda a sua evolução. Com a confiança vamos trabalhar a fundo o seu psicológico e a forma como você se vê na sociedade e como você se relaciona consigo, o jeito com o qual você se encara quando reflete sobre o peso que tem no mundo e na sua própria vida.

Você tem uma auto estima alta ou baixa? Você sente que é alguém que merece o respeito daqueles com quem convive? Quem vem em primeiro lugar na sua vida: Você ou seus amigos, sua namorada/noiva/esposa?. A resposta vai depender de como você enxerga a si mesmo e para que elas tenham a resposta certa você precisará ser um Homem de valor. Responda-as para si e guarde-as na cabeça, conforme for evoluindo retorne a elas e veja se a resposta é diferente.
Acredite: você não faz ideia das maravilhas que uma boa dose de confiança pode fazer na vida de uma pessoa.

Inteligência Social

Com a parte interna trabalhada é hora de passar para a externa, como você se relaciona aos outros. Confiança adquirida. É hora de por em prática já que ela vai ser o coração disso tudo.
Esse aspecto aborda como você se relaciona com as outras pessoas, convive em sociedade, no ambiente de trabalho, roda de amigos e círculos sociais. Como fazer as pessoas se aproximarem mais de você, como criar conexões de alto valor, como interpretar e reagir às atitudes dos outros entre várias outras coisas são aspectos de boa Inteligência Social.

Inteligência Emocional

Está intimamente ligada a inteligência social e é focada nas relações interpessoais e individuais em vez de campos mais amplos como círculos sociais.

Saúde e bem estar

Aqui não tem mistério, como você cuida do seu corpo e mente. Alguns podem pensar que apenas evoluir psicologicamente é tudo e esquecem que a parte física é igualmente importante.
Sabem aquela frase: A academia é onde o corpo cansa e a mente descansa. ? Ela é uma verdade absoluta, não só a prática de exercícios físicos faz com que o nosso condicionamento físico melhore, como relaxa a sua mente, como uma forma de meditação.

É por falar em meditação, esse é outro ponto importante que será abordado com técnicas e hábitos relacionados para quem quer começar ou aprimorar sua prática nesse maravilhoso exercício.
Bem... acho que já está bom pra passar a ideia né? Logo mais eu começo com o conteúdo de verdade. 

Por enquanto vou deixar algumas dicas pra você praticar até o próximo post, combinado? Certo!

- Faça uma lista de coisas que você ache que precisa melhorar em si mesmo.
- Crie o bom hábito de leitura.
- Comece a cultivar pensamentos positivos sobre si mesmo.
- Idealize o tipo de pessoa que você quer ser e foque seus pensamentos nisso.



Comentários

Postagens mais visitadas