Confiança – Construindo a Muralha

Este artigo foi refeito e aprimorado no novo site:

CLIQUE AQUI         


Uma muralha é uma construção de aparência surreal, que não parece ter sido feita por mãos humanas. É um monumento inabalável que as pessoas podem atacar o quanto quiser, e morrerem tentando enquanto ele continuará de pé sem nem um arranhão. A muralha está firme independente do tempo, clima, e do que esteja acontecendo em volta e pode durar para sempre. É isso que a sua confiança tem que ser: uma muralha.

Vamos começar a abordar o primeiro e mais importante elemento de um homem de valor: a Confiança. Tudo daqui para frente vai depender dela. Como eu já disse antes, o desenvolvimento começa na sua mente, isso é o que chamamos de “Inner Game”.

A confiança (ou autoconfiança) é a certeza de saber que você é capaz de fazer qualquer coisa que você queria, de poder chegar onde você almeja não importa onde, ser quem você quiser ser. É ter consciência das suas capacidades e não se deixar abater pelas suas fraquezas, mas saber que pode contorna-las e transformá-las em oportunidades e aprendizado.

Lembra daquela listinha que eu sugeri fazer no post sobre os elementos dodesenvolvimento ? Então, está na hora de por em prática!

Nessa lista eu pedi que você colocasse as coisas que você achasse que tinha que melhorar em si mesmo, ou seja, suas fraquezas e incertezas. A construção da confiança inabalável é feita a partir da superação de barreiras mentais, entre elas timidez, pressão social, busca por validação e várias outras que você vai lutar para destruir e delas construir a sua muralha de confiança. E quem vai ser o Jon Snow protegendo ela é você!

Primeiro entenda que: para acabar com essas barreiras você vai precisar sair da sua “zona de conforto”. Essa é aquela barreira que te impede de fazer coisas das quais você não está acostumado, e que quando você cruza, começa a sentir um extremo desconforto. Várias situações cotidianas podem te tirar da zona de conforto, como falar alto no meio da rua ou simplesmente puxar assunto com estranhos. Isso acontece porquê você não sabe o que pode te acontecer caso faça essas coisas, mas uma vez que você se dá conta de que não acontece nada demais, sua confiança aumenta já que agora você já passou por essas situações desconfortáveis e experimentou os sentimentos que envolvem isso, enfrentou a timidez e o medo dessas atitudes e viu que não se machucou ou se prejudicou. Se existisse algum macete para criar confiança, seria esse: sair da zona de conforto.

A confiança é como um músculo, que vai ficando mais forte na medida em que você o exercita. Quanto mais você se expor e sair da zona de conforto, menos vergonha você vai ter e mais confiança você adquire, então o jeito é sair e socializar, se expor, cair no mundo e se desafiar a  fazer coisas que você tenha vergonha até não sentir mais nenhum desconforto com isso. Quando chegar a esse ponto, será natural. Afinal, o que pode acontecer se você abordar uma mulher aleatória que ache bonita na rua ? Ela pode te ignorar ou te rejeitar! Sim, isso mesmo, mas por acaso isso é o fim do mundo? Você vai morrer? NÃO! ABSOLUTAMENTE NÃO! Você pode se sentir magoado, mas isso logo passa e você vai estar pronto para fazer outra vez, e logo isso vai parar de ser desagradável.

Essa é a segunda mudança que você tem que fazer na sua mentalidade: Não criar expectativas. A partir do momento em que você faz as coisas simplesmente por querer e não para agradar ou esperando a aprovação dos outros, você diminui muito as chances de se magoar com a resposta que vai ter. A regra número 1 dos machos alfa é: Foda-se o que os outros pensam. Sim, eles fazem o que querem e quando querem, e não dão a mínima para a reação de quem está perto, não se preocupam em agradar e simplesmente satisfazem as suas vontades, por isso acabam recebendo a admiração de muitas pessoas. Essas atitudes demonstram independência, liderança de si e alto valor, o que incentiva os outros buscar ser liderados por esse cara e atrai naturalmente as mulheres. E tudo isso porquê ele tem confiança nele mesmo e no que ele faz!

Então não tenha medo de expressar as suas opiniões, mesmo que vá desagradar algumas pessoas, conte as piadas que quiser contar sem esperar que todos riam, aborde desconhecidos para conversar sem se preocupar com o que os outros pensam com a sua chegada e principalmente sem esperar uma boa reação dessas pessoas. Tome atitudes pelo que acredita sem medo! E a sua confiança vai chegar a um nível que nem você mesmo vai acreditar.

E lembre-se, ainda existem leis então não seja inconveniente ou leve ao pé da letra a parte de fazer o que quiser, isso é vida real e não GTA, e somos homens buscando evolução pessoal e não psicopatas. Portanto, juízo!

Comentários

Postagens mais visitadas