3 Passos Para Manter Seu Valor



Resultado de imagem para determinaçao

Continuando o artigo anterior:

Sabe quem é a pessoa mais importante da sua vida? É seu Pai? É sua Mãe? É a sua namorada/noiva/esposa?

Claro, eles são extremamente importantes, mas não... A pessoa mais importante da sua vida É VOCÊ!

O amor próprio é uma das bases para a confiança, ele é uma das raízes que definem o seu valor no mundo, uma pessoa sem amor próprio é uma pessoa sem valor.

É de suma importância que você saiba reconhecer o seu valor e reafirmá-lo, não através de palavras, mas com ações, atitudes.

Se não, estará abrindo caminho para aproveitadores te fazerem de capacho. E acredite: poucas coisas afastam mais as pessoas do que alguém que não se dá o devido valor, por isso não perca tempo e não deixe ninguém pisar em você.

Lembre-se: Ser generoso não é ser capacho!

Mas como saber se você pode estar nessa situação? Veja essa lista de perguntas e conte com quantas você se identifica no seu dia a dia:

Você...

·        É extremamente gentil com todo mundo não importando como te tratem em retorno?

·        Faz de tudo para agradar a todos?

·        Faz tudo o que te pedem sem questionar?

·        Não se importa em deixar duas necessidades de lado para acatar às de outras pessoas?

·        Coloca os outros SEMPRE em primeiro lugar na sua vida?

·        Acha que tem o DEVER de fazer todo mundo em volta feliz?

·        Acredita que deve evitar conflitos a todo custo?

·        Acha que não vale a pena expressar sua opinião se isso for magoar alguém na conversa?

·        Guarda as mágoas de alguém até o sentimento passar em vez de confrontar a pessoa?

·        Tende a concordar com todos para não causar discussões?

E aí, quantos “Sim” você teve? Se foi em todas ou pelo menos 75%, lamento... mas você é o famoso (ou infame) “Bonzinho” ou “Cara legal” ou mesmo “Nice guy”.

Esses são termos comuns para se referirem àqueles caras que são sempre super gente boa com todo mundo.

Mas que por isso são mais pisados que tapete vermelho em dia de Oscar.

Eles vivem fazendo favores para todo mundo que conhecem independente de quanto tempo ou esforço sacrifiquem, tendo como único pagamento o sorriso das pessoas ou um simples “obrigado” e nem sequer um retorno por esses favores.

Enquanto os outros estiverem felizes eles ficam satisfeitos, independente do que passaram para lhes proporcionar essa felicidade.

Eles raramente pedem alguma coisa, e quando fazem, procuram não pedirem nada que possa ser muito trabalhoso para a pessoa fazer, ao passo que nunca recusam ajudarem alguém.

Mas isso é uma faca de dois gumes, isso não vai durar para sempre e uma hora ele vai se dar conta de que tem sido feito de idiota por todo esse tempo e o resultado não é nada bom.

Os filmes tem feito um ótimo trabalho em mostrar esse resultado, normalmente o protagonista é o cara bonzinho e quando cai a ficha, ele se revolta com tudo e com todos e muda da água para o vinho.

Alguns até se tornam vilões e alguns vilões já foram caras bonzinhos que passaram para o lado negro justamente por verem que suas boas ações não davam em nada.

E na vida real isso não é muito diferente e isso tudo acontece porquê eles não se valorizam e como consequência ninguém mais lhes deu valor!

Então se você se identificou com essas perguntas e essa descrição que eu acabei de fazer um aviso: Pare agora!

Para que você não passe mais por isso, aqui vão alguns conselhos:


MENTALIDADE FORTE (AUTOCONFIANÇA)


Toda mudança de hábitos tem que começar dentro de você, e isso depende dos seus paradigmas, ou seja, suas linhas de pensamento.

Nesse caso você precisa mentalizar o seguinte: você é uma pessoa de valor e merece respeito, tem sentimentos e necessidades que precisam serem atendidos antes que você possa atender aos dos outros.

Você precisa se colocar em primeiro lugar sempre e avaliar quando até que ponto pode se desdobrar para atender alguém.

Caso você realmente não possa ajudar, não tem problema, a pessoa é que deve ter maturidade o suficiente para entender a sua indisponibilidade, até porquê não dá para ajudar alguém se você mesmo estiver precisando de ajuda, conte com a compreensão deles e não se culpe.

Você não tem a obrigação de salvar a todos, você não é o Superman, pense em fazer o possível e dê o seu melhor, mas sem exageros.


TENHA VOZ!


Saiba dizer não e principalmente saiba se expressar quando não se sentir confortável com alguma coisa.

Eu costumo dizer que existem dois tipos de "silêncio": o inteligente e o covarde.

O inteligente é aquele que você faz por querer, por ser a melhor opção no momento, por exemplo:

Você entra em uma discussão com alguém e a pessoa perde a calma começando a gritar, você então fica quieto e espera calmamente ela terminar o chilique para poder argumentar, tranquilo e inabalável.

Isso foi o silêncio inteligente, você comunicou confiança e alto controle para quem estava vendo de fora.

Já o covarde é fácil de reconhecer, quando você vê alguém fazendo inúmeros favores para outra pessoa sem nem ao menos questionar ou reclamar em algum momento, só baixando a cabeça e obedecendo à tudo.

Essa pessoa não teve a coragem de se impor e por isso fez o silêncio covarde, sendo feita de capacho no processo.

Relações hierárquicas à parte, estou falando de relações de pessoas no mesmo nível como colegas de trabalho no mesmo cargo, relações de amizade ou amorosas.

Mas mesmo os chefes não são os donos do mundo, você deve ter limites ao quanto obedece a cada ordem e ficar alerta para não estar apenas acatando à caprichos e deixando suas atividades principais de lado.

Lembrando que ao se impor você tem que se lembrar de ter a mentalidade certa, isso é o mais importante.

Nunca pode esquecer que o principal é manter os seus valores e que a pessoa deve ter maturidade para aceitar sua decisão. Nunca esqueça isso.

Ao negar não precisa ser agressivo, mas tem que ser sincero, se mentir sobre seus motivos estará mentindo para si mesmo e aí só você sai perdendo.

Você tem que ser claro e objetivo, sendo firme no que diz e em como se porta para mostrar que está decidido.

Sem desculpinhas, explicações demias ou muitas satisafações. Simplesmente diz o porquê e pronto, acabou.

Por último, mas não menos importante, não se deixe levar por qualquer tipo de chantagem emocional: choros, súplicas ou ameaças de término de amizade ou namoro podem acontecer.

E isso vai desafiar a sua lealdade aos próprios valores, portanto seja firme e se disponha a perder esses "amigos" caso não te deem o devido respeito, afinal, se fossem amigos de verdade te dariam valor.

Lembre-se: você é um homem de valor e não deixa ninguém te dobrar.


NÃO TENHA MEDO DE CONFLITOS


Uma das razões de muitas pessoas ao se deixarem pisar é o receio de que se impor cause algum desentendimento.

E a mentalidade aqui é a seguinte: Na vida sempre há algum conflito, é simplesmente IMPOSSÍVEL viver sem ter algum.

Por isso, não se preocupe com essas intrigas ao se expressar e se impor, seja confiante e mantenha suas virtudes acima de tudo e as pessoas terão duas escolhas: te respeitar ou te deixar, se te deixarem é porquê não te respeitam, se te respeitarem não te deixarão.

Se entrar em alguma discussão por causa disso não perca a calma, quem perde o controle perde a razão.

Deixe a pessoa espernear até não aguentar mais e então fale seu lado tranquilamente, se mesmo assim ela continuar na ignorância apenas deixe-a falando sozinha.

Você ganha muito mais quando perde a chance de falar besteira, conserva sua paz de espírito e a saúde mental, que no fim das contas valem muito mais do que estar certo em discussões insignificantes com pessoas ignorantes e teimosas.

Reforço aqui: NÃO SE DEIXE LEVAR PELAS EMOÇÕES. CHOROS, CHILIQUES, CHANTAGENS EMOCIONAIS NÃO PODEM ABALAR A SUA DECISÃO. Quem cede uma vez se propõe a ceder sempre.

Afirmar e manter o amor próprio é um caminho pedregoso, são muitas lutas e dificuldades, mas o resultado não tem preço.

Quando alguém realmente precisar de você, ajude com afinco, dê o seu melhor, nem tudo é safadeza e oportunismo.

Mas se perceber que alguém está tentando te fazer de capacho, não perca tempo em mostrar o seu valor e afastar a pessoa se necessário.

Comentários

Postagens mais visitadas